Saiba o que acontece ao molhar o seu veículo elétrico

Blog

Já se perguntou se um veículo elétrico pode molhar sem problemas? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre quem está pensando em adotar uma solução de mobilidade sustentável. A boa notícia é que sim, carros elétricos podem ser usados com segurança em dias de chuva, lavagens e até mesmo em alagamentos leves, sem riscos de choque ou danos ao sistema. Isso porque baterias, motores e componentes críticos são projetados com selagem avançada e tecnologias inteligentes, impedindo que a água comprometa o desempenho ou a durabilidade. Na prática, veículos elétricos são, em muitos casos, mais seguros do que os modelos a combustão em situações úmidas, oferecendo confiabilidade, eficiência e tranquilidade ao usuário.

Diferente do que muitos imaginam, veículos elétricos são projetados desde a engenharia para enfrentar diferentes condições climáticas. Entre os recursos de proteção estão:

  • Baterias seladas e isoladas (muitas seguem padrão IP67, resistentes à água e poeira);
  • Sistema elétrico blindado contra curtos e descargas;
  • Sensores inteligentes que interrompem a passagem de energia em caso de falha;
  • Cabos e conectores preparados para uso externo, inclusive durante o carregamento sob chuva.

Essas soluções garantem que a interação com a água não gere riscos ao motorista, passageiros nem ao próprio veículo.

  • Chuva forte: condução normal, sem necessidade de cuidados especiais;
  • Lavagens: podem ser feitas como em veículos a combustão, inclusive lava-rápido de forma externa. Evitar molhar o controlador do veículo, normalmente ele fica acomodado em área isolada, mas evitar lavagem direta sob o controlador
  • Poças e áreas alagadas rasas: desde que respeitada a altura máxima indicada no manual do modelo.
  • Submersão total: nenhum veículo, elétrico ou a combustão, foi feito para ficar totalmente debaixo d’água;
  • Água salgada: corrosiva para componentes eletrônicos e estruturais, com risco real de curto e incêndio após o contato prolongado;
  • Inundações prolongadas: aumentam a chance de danos invisíveis, que podem surgir horas ou dias depois.

Dica de segurança: Se um veículo elétrico passar por uma enchente ou contato intenso com água salgada, não ligue o veículo. Leve-o para uma assistência técnica autorizada para verificação completa antes de rodar novamente.

Enquanto veículos a combustão dependem de entradas de ar, escapamento e outros sistemas que podem falhar em ambientes muito úmidos, os elétricos tendem a ser mais confiáveis. Com a selagem de seus componentes críticos, é menor a chance de falha mecânica ou elétrica causada por umidade. Além disso, a ausência de combustível inflamável reduz os riscos em casos de curtos ou falhas pós-enchentes.

Posso carregar o veículo elétrico na chuva?
Sim. Estações de recarga são projetadas com proteção contra água e possuem sistemas de desligamento automático em caso de falha.

E se eu atravessar um alagamento mais profundo?
Se a altura da água ultrapassar a recomendada no manual do veículo, pare e procure uma rota alternativa. Exceder esse limite pode danificar partes mecânicas e eletrônicas, mesmo que o carro não dê sinais imediatos.


Molhar um veículo elétrico não é um problema quando falamos de chuva, lavagens ou contato controlado com água. Pelo contrário: a tecnologia e o nível de proteção desses modelos foram pensados justamente para proporcionar tranquilidade e segurança aos motoristas. Com os cuidados básicos, os elétricos mostram não só eficiência, mas também robustez em ambientes úmidos  e, em muitos casos, até mais segurança do que carros a combustão.

Quer conhecer soluções elétricas para transporte de cargas e passageiros com a segurança que sua operação precisa?
Veja as soluções da E-mart Car e descubra como a mobilidade elétrica pode transformar sua frota.

Deixe um comentário

Inscreva-se na nossa Newsletter

Nossos Produtos

  • Bateria de até 8h
  • Até 1T de carga
  • Bateria de até 8h
  • Até 1T de carga
  • Bateria de até 8h
  • Até 1T de carga