Mas, afinal: O que é Sustentabilidade?

Mas, afinal: O que é Sustentabilidade?

Com o passar dos anos, cada vez mais se fala sobre sustentabilidade e como garanti-la nas empresas. Com isso, muitas marcas passaram a investir em métodos e soluções mais sustentáveis. Diferente do que muitos pensam, o termo não se refere somente às preocupações ambientais, mas também econômicas e sociais.

Por conta disso, ter essa preocupação e buscar maneiras de garantir a aplicação de ações com esse foco é uma necessidade corporativa. Mas, por que exatamente devemos aplicar ações focadas em garantir mais sustentabilidade? Como essas ações beneficiam não somente a sociedade, mas as empresas que as aplicam?

No conteúdo de hoje, queremos te ajudar a enxergar além do termo, conferindo ações na prática. Para isso, te convidamos a se acomodar, pegar uma xícara de água, café ou chá e ler o material que preparamos. Ao final, queremos fazer um convite para sua empresa com o objetivo de torná-la mais sustentável e econômica. 

O que é sustentabilidade?

Podemos dizer, que a sustentabilidade busca equilibrar a exploração natural com a disponibilidade de recursos. Isso ocorre, tanto pelo entendimento dessa exploração, quanto pela preocupação com o meio ambiente. Sendo assim, encontrar meios mais sustentáveis e menos prejudiciais de exploração é o foco principal dessa ação.

Além disso, o foco no sustentável deve ser prioridade para que o desenvolvimento social aconteça. Por isso, alternativas menos danosas à natureza são discutidas e implementadas sempre que possível. Para isso, leva-se em conta também, a disponibilidade de recursos da empresa, bem como seu desenvolvimento.

Falar em sustentabilidade, é conscientizar sobre a não eternidade dos recursos que utilizamos atualmente. Outro ponto é que, ser sustentável, significa que além da busca por novos recursos, devemos preservar os utilizados na atualidade. Sendo assim, o desenvolvimento acontece de uma forma sustentável e consciente. 

Como funciona uma sociedade sustentável?

Quando falamos em ações sustentáveis, devemos explicá-las através de 3 funcionamentos práticos. Isso porque, para que uma sociedade se desenvolva, é preciso garantir esses princípios. Além do social, é necessário focar tanto no ambiental, como no econômico. Mas, vejamos uma explicação sobre cada:

Sustentabilidade ambiental

A sustentabilidade ambiental está ligada às ações que visam preservar o meio ambiente com foco no equilíbrio. Para isso, são pensadas em ações e novos meios de uso de recursos naturais. Além disso, muito se fala sobre um uso mais racional e estratégico desses recursos. Tudo isso, com o objetivo de manter e preservar.

Sustentabilidade econômica 

Com objetivo de manter futuras gerações, ações econômicas visam amenizar os impactos negativos no meio ambiente. Para isso, são desenvolvidas e implementadas novas formas de explorar sem prejudicar. Além do mais, a sustentabilidade econômica deve visar o desenvolvimento social.

Sustentabilidade social

Semelhante ao tópico acima, ações sustentáveis com foco no social são realizadas exatamente com o objetivo de sua inclusão. Ou seja, as práticas e políticas são elaboradas com a integração social. Sendo assim, prioriza-se o bem-estar, a colaboração e o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente. 

Sustentabilidade é uma prática diária

De acordo com o artigo “Sustentabilidade Empresarial: Como as grandes organizações estão se moldando a este conceito”, retirado do Brasil Escola no site da UOL, para as empresas, ser sustentável significa ser competitivo:

“A palavra sustentabilidade trouxe uma nova vantagem competitiva para as empresas. O quebra-cabeça para essas organizações é saber como incorporar esse contexto a suas necessidades. […] 

Segundo a ONU, apesar das inúmeras publicações e ações realizadas, a maior parte das organizações não tem conseguido se enquadrar a este contexto e ainda agem de maneira desastrosa quando se trata de sustentabilidade.”

Tudo isso, só pontua a necessidade de que práticas com foco em ações sustentáveis sejam divulgadas. Isso deve ocorrer, principalmente, por empresas que alcançaram esse ponto. Um exemplo disso, são marcas que trabalham com produtos ou serviços sustentáveis, como por exemplo: a energia solar e veículos elétricos. Mas, como?

Como a E-mart Car se mantém sustentável?

Com um pouco de pensamento inovador, nós da E-mart Car acreditamos que a sustentabilidade é possível em todas as empresas. Nesse sentido, mesmo marcas que não tem práticas  internalizadas. Ou seja, empresas que não trabalham diretamente com esse termo, podem alcançar essa conscientização.

Uma prova disso, é a contratação de serviços ou a compra de produtos mais sustentáveis. Aqui, na E-mart Car, atuamos com foco em auxiliar outras marcas a garantirem um movimento mais sustentável. Para isso, desenvolvemos veículos elétricos de alta qualidade, promovendo além da sustentabilidade empresarial. 

Agora que já debatemos esse assunto, que tal começar a planejar na prática a implementação dessas ações? Para te ajudar nisso, queremos convidar sua empresa a conhecer as soluções de transporte da E-mart Car. Sendo assim, acesse nossa aba de soluções e garanta um caminho mais sustentável para sua empresa.

Leia também: ECA: quais direitos ele garante para crianças e adolescentes?

Deixe um comentário