O que é ESG e como aplicar?

O que é ESG e como aplicar?

Environmental, social and governance, você sabe o que essas três palavrinhas significam dentro das empresas? ESG (sigla retirada do termo) se tornou uma nova palavra quando o assunto é sustentabilidade empresarial. Para isso, ações focadas nessa prática visam medir os impactos sustentáveis em empresas e no meio natural.

Com isso, podemos dizer que ações focadas nessa sigla tendem a buscar um equilíbrio entre os dois lados. Ou seja, assim como o meio ambiente deve ser tratado como prioridade, as empresas buscam se beneficiar. Mas, como podemos, de fato, comprovar tal afirmação?

O que é ESG para os especialistas?

Para James Gifford, economista que já liderou o PRI (Principles for Responsible Investment) o termo:

“É apenas um subgrupo inserido no contexto maior do investimento sustentável. O termo foi criado, especificamente, para focar em questões materiais. A ideia foi inverter a lógica do que, na época, era chamado de investimento ético, para se concentrar em fatores relevantes para os investidores. […] ” 

“Algumas pessoas usam o termo de maneira mais ampla, mas o ponto central é a incorporação de fatores socioambientais nos investimentos para gerenciar riscos”. Podemos dizer então, que durante fechamentos de contratos e tomadas de decisão, pensar em sustentabilidade se tornou uma estratégia benéfica às empresas.

Mas, como aplicar o ESG nas empresas?

Como aplicar ESG nas empresas?

Aplicar ações de environmental, social and governance nas empresas é uma ação que tende a beneficiar as organizações. Isso ocorre, através de benefícios como a redução de gastos, atração de investidores e melhoria de imagem. Além disso, empresas sustentáveis tendem a atrair ainda mais clientes e consumidores ativos. 

Por isso, hoje nós iremos te ajudar com um bom passo a passo de como realizar a aplicação dessas práticas. Mas, antes de irmos às etapas, é preciso frisar que ações focadas em ESG devem ser feitas com o acompanhamento de um especialista. Até porque, quando o assunto é sustentabilidade, toda expertise é bem vinda.

1. Pesquise

O primeiro passo na aplicação de práticas mais sustentáveis em sua empresa, é realizar uma boa pesquisa sobre essas questões. Para isso, ler artigos, ver vídeos e conferir demais materiais te ajuda a visualizar essa aplicação em sua empresa. Além disso, pesquisando você está passando a analisar melhor a atuação de sua marca.

Para Fábio Pina, assessor econômico da Fecomércio de São Paulo: “Muitas empresas não sabem que provocam impacto ambiental […] Mas se o empresário pensar pelo aspecto da diminuição dos gastos, conseguirá entender onde pode atuar para melhorar sua eficiência”.

2. Planeje

Planejar como as práticas ESG serão aplicadas em sua empresa é uma etapa fundamental no sucesso de suas ações. Para isso, sua marca pode analisar quais são as opções possíveis de aplicação. Um exemplo, é pensar na instalação de painéis solares, investimento em veículos elétricos ou ações voltadas à reciclagem.

Outro ponto importante, é certificar-se de que sua instituição consegue realizar essas mudanças. Novamente, citamos que contar com um profissional nessa etapa é essencial. Porém, caso sua empresa não possa fazer a contratação de um no momento, existem empresas especializadas em te auxiliar nessa etapa. 

3. Coloque em prática

Após pesquisar e descobrir opções viáveis de implementação de ações ESG em sua empresa, é o momento de ir para a prática! Para isso, escolha as opções que possam ser implementadas e entre em contato com as empresas. Nesse contato, solicite o orçamento, peça portfólios, cases e mais informações sobre resultados e benefícios.

Uma dica essencial, é aconselhar as empresas que não tenham medo das mudanças que serão feitas. Até porque, muitas delas serão realizadas com total foco em melhoria de processos e resultados. Além disso, as mudanças focadas em atuações mais sustentáveis tendem a auxiliar no crescimento dessas instituições.

Quer saber mais sobre práticas ESG e conferir como a E-mart Car pode te ajudar na implementação de veículos elétricos em sua empresa? Para isso, acesse o link abaixo e nos envie uma mensagem, estamos esperando seu contato! 

Vamos conversar?

Deixe um comentário